sábado, 7 de janeiro de 2017

Anonimato e investimentos - Dicas para uso em Casa

                        No post anterior eu falei sobre o anonimato na blogosfera de finanças e sobre como encaro o assunto. Tal post foi motivado por um posto do blog do Corey, visite-o aqui.
                         Neste post darei algumas dicas sobre como preservar o anonimato do blogueiro, focado no ambiente casa.

                      Alguns de nós da blogosfera de finanças, não compartilham de sua vida digital (seu blog) ou informações suas sobre finanças com seu conjuge ou familiares. Por um motivo ou outro, preferem levar esta vida dupla ao longe dos olhos destas pessoas. Eu entendo vocês, eu sou assim também. Para todos os efeitos da minha família, eles sabem que eu não sou gastador, mas não tenho o perfil de ser munheca ou pão-duro. Não esbanjo quando saio, e quando devo gastar com família, gasto com gosto, sem pensar que estes X em dinheiro poderiam estar investidos em X ações. Pra mim, pior pobre é o de espírito, aquele que economiza até com aqueles que teoricamente lhe importam.
                    Bem, visando deixar os familiares, amigos e empregados que frequentam sua casa, ignorantes da sua vida digital, vou dar aqui algumas dicas que acho que podem ajudar a manter um profile de simples usuário de internet e não um mega investidor, carteirudo, dono de 500k em ações,etc.

Dica n° 1 - Mantenha seus arquivos fora do alcance de outros usuários

Se o seu computador ou notebook for roubado, você ficará preocupado com o que tinha nele ?
Se respondeu SIM, você está dando mole meu chapa, por favor mantenha o seus arquivos protegidos, inclusive com roupo do seu computador !
Como ? Criptografia. isto mesmo.
Não estou falando da que vem com o Windows, ela é bosta e qualquer hackerzinho conseguirá acesso.
Na internet existem vários programas que criam unidades virtuais criptografadas, ou seja, se você tem no seu computador o drive C:\, ele vai criar pra você um drive D:\ com o tamanho que você indicar. Para usar este drive D:\, vc monta ele (ou ativa), utilizando de uma senha que só você deve saber.
Pronto, você pode usar esta unidade D:\ para guardar todos os seus arquivos pessoais.
Quando terminar de usar, desmonte a unidade e pronto. Nnguem terá acesso a seus arquivos e você terá um único arquivo contendo todos os seus arquivos dentro dele de forma protegida.

Dica n° 2 - Crie um usuário/profile novo no seu browser

Isto evita de alguém de casa abrir o browser e se deparar com links ou teu usuário logado no Blogger, por exemplo.
Chrome e Firefox permitem que você crie um profile diferente, contendo configurações diferentes de favoritos e outras preferências. Isto ajudar a ter um browser para a Aninha, outro com as configurações do Zezinho e por aí vai.
Você cria um novo profile, descobre onde ele está armazenado, recorta esta pasta e cola no drive virtual criado na dica número 1. Depois, vá no atalho que você usa para executar seu browser, e passe os parâmetros necessários para apontar o profile que você quer abrir.

Dica n° 3 - Ative o login de duas etapas da sua conta Google e outros serviços

Login em duas etapas é um sistema de segurança adotado por alguns sites para melhorar a segurança dos sites. Ele usa algo que você sabe (sua senha), com algo que você tem (um cartão de código ou celular).
Bradesco, Itaú e outros, usam segurança em 2 etapas. Você não faz nada só com a senha, você precisa de um token. Pode ser um cartão com códigos ou um gerador de senhas em formato chaveiro. Mas você precisa ter os dois se quiser fazer algo.
O mesmo vale então para seu blog. A maioria dos blogueiros tem conta no Blogger, que é do Google, logo, podem ativar o login em 2 etapas, escolhendo o método de validação que queiram usam além da senha (SMS, chamada para o seu telefone ou confirmação no celular).
Ativando este login, você dificulta a vida de quem roubou a sua senha, pois a pessoa terá que ter algo que você tem para fazer a 2a validação.

Dica n° 4 -Tenha contas de e-mail para o seu blog separado da sua identidade verdadeira

Nada de usar e-mail pessoal na conta do seu blog, cacete !
Crie uma conta para o blog e não deixe detalhes pessoais na sua conta do seu blog.
Novamente aqui a preocupação é de que se alguém invadir a conta, ela deve achar o mínimo necessário que possa levar a chegar até você.

Dica n° 5 - Cancele o envio do informativo Bovespa por correio

Não deixe que sua esposa ou alguém de casa receba isto. Para quem tem empregado em casa, pior ainda.
Para quem mora em prédio então, fudeu, o porteiro vai ler o informativo, ver que você está comprado até agora em OGX3 e vai rir da sua cara. Em seguida ele dá um sumisso nisto e vc não recebe e não sabe o que aconteceu! Não deixe que vaze a informação pra ninguém. Vá no site do CEI e mude o envio do informativo para que venha só por e-mail.
Atenção: Se você é um cara que compartilha tudo com sua esposa, recomendo que você crie um outro e-mail só para receber estes comunicados, desta forma ela não terá como ver estes informativos lá no seu e-mail real. Ainda que estes informativos venham criptografados e necessitem de senha para abrir o PDF, só o fato dela ver que você tá recebendo isto já vai chamar a atenção dela e isto vai provocar questionamentos a respeito do porquê você anda recebendo. Então se você não quer falar o que é, esconda dela desta forma.

Dica n° 6 - Não deixe cópia impressa do Imposto de Renda

Na declaração do IRPF você é obrigado a declarar seus investimentos.
Se você não quer que ninguém sabia, tenha apenas cópia digital destas declarações e arquivadas no drive virtual que dei a dica. Nada de cópia impressa dando moleza por aí, hein !!!

Dica n° 7 - Alugue uma caixa postal

Se você não gostou da dica que falo para não receber o comunicado Bovespa no papel, então OK, aqui vai uma alternativa. Alugue nos correios uma caixa postal e direcione estas correspondencias sigilosas para lá.
Altere o endereço na sua corretora para lá também, desta forma qualquer comunicado que empresas enviarem pra você, não vai chegar na sua casa. Essa dica peguei com gente do meu trabalho. Para a mulher do cara não desconfiar que ele tinha outra familia, ele dava o endereço da empresa para receber conta de luz e de cartão de crédito. Legal né ?! rss

Dica n° 8 -Navegue no modo anônimo

Quer evitar de alguém acessar o seu computador e ver o histórico de navegação ?
Você não está usando minha dica do drive virtual né kct ?!!!
Então o que você pode fazer é sempre que for mexer com seu blog, antes entrar no modo anonimo (cada browser tem um menu pra isto) e se logar na sua conta. Quando terminar, feche a janela e nenhum rastro da sua atividade na internet ficará no browser.

Dica n° 9 - Não abra link em e-mails suspeitos

Tem muita gente se infectando com aplicativos maliciosos que alteram boletos e capturam suas teclagens.
Gente inocente ou ignorante que confia em qualquer coisa que recebe por e-mail por conhecidos ou não, e já vai clicando e abrindo executáveis.
Gente, este tipo de coisa compromete seriamente sua segurança.
Se mesmo de conhecedos temos que ficar experto com os links, imagina se for um e-mail de algém que não conhecemos ?
Então é o seguinte, na dúvida, não abra o e-mail, delete-o sem dó.

Dica n° 10 -Tenha um bom firewall e um bom anti-virus na sua máquina

Se você não tem nenhum destes programas, você está pedindo para ser invadido, roubado, sofrer chantagem, etc. Nos dias de hoje é impensável navegar por aí sem estes dois tipos de programas.
O firewall protege você de ser invadido por alguém ou ter algum programa malicioso já instalado na sua máquima, querendo sair para a internet.
O anti-virus protege você de infecções disfarçadas de joguinhos, cartões virtuais, programas que fazem downloads de outros conteúdos e por aí vai.
Considero fundamental e embora seja a última dica, ela deveria ser a 1a.

Bem, foquei nas 10 dicas para o ambiente familiar que me recordo. Se eu lembrar de mais alguma eu atualizo o post. Propositalmente não entrei a fundo em cada dica pois ficaria enoooorrrrme o post e o objetivo é dar uma noção do que pode ser feito para melhorar seu anonimato.

No próximo post darei dicas de anonimato no ambiente de trabalho.

Bons investimentos !
Lambida do Poney !

3 comentários:

  1. Muito boas dicas Poney! Nos ajuda bastante a manter a nossa discrição e tambem a nossa segurança.

    Obrigado por compartilhar conosco.

    Te acompanho a tempo!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, Poney! Felizmente algumas delas eu já coloco em prática há um tempo, desde que eu percebi que existe gente com fetiche em revelar a identidade de blogueiros.

    Uma outra dica muito boa é, toda vez que for postar fotos tiradas de celular ou uma câmera pessoal, deletar todas as informações contidas na foto, pois muitas vezes essas fotos revelam o nome do dono do celular/câmera quando você clica em "propriedades".

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas Poney, mas acho que só se esqueceu de uma coisinha: O seu isp, ou seja, seu provedor de internet (a empresa que fornece internet para você). Toda vez que você acessa um site, fica registrado lá para eles quem acessou e como eles tem o seu cadastro, eles sabem que foi você. Caso você fique muito tempo num site, e fica justamente quando é feito uma atualização, eles podem desconfiar que seja você o autor. Para impedir isso, seria ideal usar uma vpn, que aí sua conexão seria criptografada ou desviada do isp. Aí eles sabem que vc se conectou com uma vpn, mas não sabem o conteúdo. Outra dica é navegar em sites https, que aí caso você não estiver usando uma vpn, eles veriam só o domínio que você acessa e não os subdomínos. Forte Abraço!!

    ResponderExcluir